Fundamentos do direito: - Mello, Cleyson de Moraes-71%

Sobre o livro

Sobre a obra Fundamentos do Direito - 2ª Ed - 2024

As sociedades humanas, no tempo e no espaço, adotam padrões de comportamento diferentes. Isso autoriza a afirmação de que não existem padrões de correção, distintos dos fornecidos pelo direito positivo, a partir dos quais se possa avaliar a justiça de uma conduta? Por outro lado, caso existam, quem os determinaria?

Os direitos humanos são não raras vezes indicados como a ideia básica a partir da qual um 'pós-positivismo' teria superado a antiga discussão entre jusnaturalistas e positivistas, mas o multiculturalismo, e os problemas inerentes à universalização dos direitos humanos, mostram que ainda há muito a ser questionado.

Partindo de um exame da natureza da criatura humana e das normas de conduta por ela construídas, neste livro se apontam caminhos para a construção da justiça possível em cada sociedade, que pode não ser eterna e universal, mas que não é por isso qualquer uma, imposta por quem tenha a força.

Leitura complementar para as disciplinas Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Filosofia do Direito, Filosofia Política, Teoria do Estado e Teoria da Democracia dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito, por permitir ao aluno uma visão crítica e reflexiva dos fundamentos do ordenamento jurídico e, com isso, de como torná-lo mais justo e legítimo.

Ficha técnica

Autor
Mello, Cleyson de Moraes
Editora
Editora Processo, Editora Foco
Formato
BOOK
ISBN
9786555159899
EAN
9786555159899
Ano de Publicação
2024
Número de Páginas
144
Dimensões
23 x 16 x 1.4 cm
Peso
0.25 kg
Idioma
pt-BR
Edição
2
SKU
f73957f177fa

Histórico de preços