
Como o racismo criou o Brasil
Sobre o livro
Neste livro, o sociólogo Jessé Souza mostra a versão mais madura de sua inovadora interpretação sobre a sociedade brasileira, baseada em mais de 40 anos de estudos teóricos e empíricos.
Jessé é autor de mais de 30 livros e de uma centena de artigos e ensaios em vários idiomas. Entre seus maiores sucessos se destacam A elite do atraso, A classe média no espelho e A guerra contra o Brasil.
O tema do racismo é reconstruído desde o início da civilização ocidental até nossos dias, de modo a permitir uma compreensão fundamental: a de que todo processo de desumanização e animalização do outro assume as formas intercambiáveis de racismo cultural, de gênero, de classe e de raça.
Perceber as diferentes facetas do racismo possibilita não se deixar fazer de tolo, por exemplo, quando o racismo racial assume outras máscaras para fingir que se tornou guerra contra o crime, como se a vítima não fosse sempre negra, ou luta contra a corrupção, usada contra qualquer governo popular no Brasil que lute pela inclusão de negros e pobres.
Apenas uma abordagem multidimensional permite efetivamente perceber como o racismo racial sempre esteve no comando da iniquidade da sociedade brasileira, da escravidão até hoje. Ao desvendar todas as máscaras de que o afeto racista se recobre para continuar vivo fingindo que morreu, podemos enfim perceber o racismo racial como a verdadeira causa de todo o atraso social, econômico e político do Brasil.
Este livro veio para levar a outro patamar de sofisticação teórica a discussão sobre o racismo no Brasil e para jogar luz sobre todo o ódio e todo o ressentimento social com que nos deparamos hoje em dia. O debate está posto!
Ficha técnica
- Autor
- Souza, Jessé, Jessé Souza
- Editora
- Sextante
- Formato
- BOOK
- Encadernação
- Capa comum
- ISBN
- 9786557330104
- EAN
- 9786557330104
- Ano de Publicação
- 2021
- Número de Páginas
- 304
- Dimensões
- 23 x 16 x 1.7 cm
- Peso
- 0.36 kg
- Idioma
- pt-BR
- Edição
- 1
- SKU
- 9786557330104





